Nessa série, a proposta é mais voltada para o gameplay conforme sugerido pelo sistema do jogo. São detalhes mais técnicos, mas ainda assim importantes, e vocês vão entender o porque lendo.
Por último mas não mas não menos importante, temos a classe que já vem de fábrica com potencial para ser a mais complicada do cenário, mas nem tanto... Verdade seja dita, ela tem bastante background e, mesmo que você queira, é complicado assimilar ele todo. Talvez nem em 100 anos você dê conta - Não é à toa que aquele mago branco que era cinza daquele outro universo é tão velho. Mas não desanime, porque não é por isso que, ainda assim, não vai dar pra pegar o suficiente pra um bom jogo em pouco tempo.
Então vamos logo para a única classe que eu não fiz questão de manter no idioma original, porque o mago é implacável!
Que a Força esteja com você: Mago
"Existe magia em todas as coisas vivas. Embora cada elfo, anão, humano e planta seja permeado pela magia, apenas alguns poucos são capazes de manipulá-la. Eles possuem o dom - ou a maldição - de absorver mana, a força vital dos seres vivos, e usá-la para lançar feitiços . e isso separa-os das outras pessoas. Em algumas épocas e lugares, os magos foram honrados por seu poder e sabedoria. Em outras, foram temidos e caçados, especialmente depois que se compreendeu o perigo da possessão à qual estão sujeitos."
O mago representa o usuário de magia, algumas vezes
pertencendo ao Círculo dos Magi, outras vezes como apóstatas renegados. Eles são capazes de
realizar feitos impressionantes, mas devem ter cuidado com demônios e espíritos
quando usam magia poderosa, pois o dom que os permite fazer magia também os
torna suscetíveis a possessão.
Mestres dos poderes arcanos. Devem ficar longe do combate
corpo-a-corpo, usando seus feitiços para ajudar seus aliados e prejudicar seus inimigos,
pois em geral, não usam nenhuma proteção e nem são hábeis com armas em geral.
Contudo, seus truques compensam suas fraquezas.
Magos são a classe mais complicada em qualquer sistema, e a mais chata em qualquer jogo, dando pra compará-los com o núcleo de um reator de fusão: Instáveis e capazes de transformar o trabalho de uma vida em pó se não tomar cuidado - Isso sem contar na contaminação posterior. Mas nem por isso é uma classe menos interessante, muito pelo contrário. A magia deles rende muita discussão, tem um peso muito grande no jogo e toneladas de registros como eu disse antes. Em DA, ser um mago é mais isso do que outra coisa, já que você praticamente só usa a mágica pra dar dano e provocar efeitos inconvenientes nos adversários (Friendly Fire permitido, então cuidado, maguinhos :P ). Não é porque você sabe lançar bolas de fogo que você é o sábio supremo como nos outros cenários, mas vamos dar uma olhada no que cabe dentro da classe mago:
- Clássico (Lançar bolas de fogo, congelar coisas, empurrar tudo com a força da mente)
- Curandeiro (Clérigos e especialistas em manter o grupo firme com suas habilidades mágicas)
- Xamã (Invocar espíritos e usar as forças da natureza a seu favor)
- Encantador ou Feiticeiro (Imbuir objetos e locais com magia para gerar determinado efeito)
- "Goku" (Lançar rajadas mágicas pra causar dano e ampliar o poder de socos e pontapés)
- Taumaturgo (Seu poder vem do sangue, seu ou de quem estiver por perto)
- "Paladino" (Vestir a armadura da justiça e empunhar a espada do julgamento enquanto mantêm os companheiros de pé e os inimigos no chão - Ser
trouxabonzinho é opcional) - Warlock (Lançar maldições e ver o circo pegar fogo com dano concentrado)
- Necromante (Controlar a morte e coisas mortas)
- Telecinético (Com a força da mente é possível atacar, defender e levitar nas horas vagas)
- Avatar (Dobrar um elemento, ou até todos eles se preferir)
- Terrorista (Tocar o terror, apavorar as pessoas e fazer tudo explodir)
Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô
Dragon Age e todas as suas mídias são marcas registradas da BioWare, distribuidas pela EA, e aqui utilizadas apenas para fins didáticos