2015/01/19

Trívia - O que você não precisa, mas é interessante saber sobre o cenário #03: Coadjuvantes e Antagonistas, ou nem tanto...

Nessa série de postagens, você encontra informações básicas sobre o background do mundo de DA para auxiliar nas aventuras por esse universo dark fantasy.

Agora a gente vai mergulhar bem fundo!
... mas só pra encontrar alguns dos antagonistas mais importantes do cenário: Os darkspawn e seu terrível lider, o Archdemon!
Mas não se preocupe, teremos a companhia dos lendários -  mas não tão adorados assim - Grey Wardens e a proteção do Coro de Andraste (Que apesar de ser uma religião e lembrar MUITO o cristianismo... sim, o Coro não só é importante, como dá um pouco mais de tempero pra coisa).
Então, senhoras e senhores, preparem suas armas, porque a batalha vai começar...
FOR THE GREY WARDENS!!!


O Coro de Andraste

Em Ferelden, a profetisa Andraste enxergou o Criador, que encarregou-a de levar os ensinamentos a seus filhos. A humanidade deveria dar as costas aos falsos deuses, à corrupção e à magia negra. O Coro de Andraste é a religião mais poderosa em Thedas, uma fé cujos ensinamentos reunidos são chamados de Cântico da Luz. A maior parte do Cântico consiste de hinos e canções sobre vários tópicos, incluindo história e comportamento moral. A igreja da profetisa ensina que o orgulho dos homens trouxe o Blight e os darkspawn para os mundo.





Darkspawn


Um grupo de magos procurava "conquistar o paraíso para si próprio", mas a maldade em seus corações os distorceu e, banidos dos reinos superiores, eles se transformaram em criaturas terríveis, os primeiras darkspawn. Esses monstros rastejaram para as profundezas do mundo, tomando para si alguns dos túneis dos reinos anões e, atraídos por sussurros na escuridão, encontraram Dumat, um dos Deuses Ancestrais - Um antigo Dragão que dormia nas profundezas. Libertaram-no através de rituais profanos, transformando-o em uma terrível criatura conhecida como Archdemon, para declarar guerra contra o mundo.


Blight


Durante um Blight, o próprio mundo parece envenenado pelo avanço dos darkspawn, que surgem de muitas formas, cada uma mais horrenda do que a última. A terra definha, os rios ficam imundos e o próprio céu adquire um tom funesto enquanto um Blight avança. Cada Blight é causado pela ascenção de um Archdemon para liderar as hordas de darkspawn, que geralmente estão divididas e fragmentadas.


Grey Wardens


Uma ordem de heróis de elite, dedicada a enfrentar os darkspawns e impedir os Blights. No passado eram muitos, mas nos séculos desde o último Blight, seus números diminuíram, já que muitos em Thedas passaram a acreditar que eles não mais eram necessários. Os Grey Wardens foram expulsos de Ferelden e apenas retornaram a algumas décadas, não sendo vistos com bons olhos por muitos e tidos como um estorvo; uma relíquia de eras passadas.
Todos os Grey Wardens tem a autoridade de fazer o que é necessário em sua luta contra os darkspawn, onde quer que estejam. O povo de Thedas nem sempre concorda com o que isso significa. Os Wardens valorizam traços que geralmente trazem vários problemas com as leis de países civilizados, sendo conhecidos especialmente por recrutar criminosos, dando-lhes uma chance de reparar seus crimes ao comprometerem-se com a ordem.




Notas:
Assim como da última vez em todas as outras, eu mantive vários termos do original em inglês, seja apenas por capricho ou porque a tradução oficial não tava dando pra engolir (O que dá na mesma no final). "Blight", "Archdemon" e "Darkspawn" que se tornaram "Flagélo", "Arquidemônio" e "Cria das Trevas" respectivamente me pareceram que perderam um pouco o "brilho", mas manter o "Grey Wardens" ao invés de "Guardiões cinzentos foi puro luxo mesmo, porque essa até ficou descente, só que não dá pra pensar nesse povo e não lembrar do grito de guerra que o Alistair proferia durante os combates de DAO, então TEM que ser Grey Wardens mesmo!
Essas coisas com traduções e transcrições ainda vão acontecer muito, então estejam cientes e não encham o saco, porque não vou mais me explicar quanto a isso. E tenho dito! :P

Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô
Dragon Age e todas as suas mídias são marcas registradas da BioWare, distribuidas pela EA, e aqui utilizadas apenas para fins didáticos