Nessa série de postagens, você encontra informações básicas sobre o background do mundo de DA para auxiliar nas aventuras por esse universo dark fantasy.
Apaguem as luzes, acedam as velas, sentem ao redor da mesa branca e se concentrem, porque Chico Xavier apoia esse tópico.
Uma das coisas que sempre me prendeu em qualquer tipo estória é a existência de um plano imaterial além do mundo em que a aventura se passa, algo que parece sem importância e as vezes quase passa batido, mas que você sabe que ali tem coisa, e das grandes!
No mundo de Dragon Age não é diferente, por mais que a maior parte do tempo você apenas "saiba" que essas coisas existem, e elas te persigam eventualmente no plano físico, é de extrema importância ter em mente que, a qualquer momento, você pode achar o anel mágico do seu tio e, ao colocá-lo, passar a enxergar as coisas como elas realmente são além do véu (Só não garanto que tenha volta... MAS ai é outra história mesmo).
Agora chega de sonhar e bora tentar entender as coisas.
Magos e a Magia
Os fereldens tendem a ser supersticiosos e
desconfiados com a magia. Não é por acidente que a torre do Círculo dos Magi em
Ferelden fica em uma ilha remota, longe das cidades mais prósperas.
O uso de magia fora de um restrito conjunto de regras é
proibido. Os magos são obrigados a se juntar ao Círculo dos Magi e, aqueles que
não o fazem, são tidos como "apóstatas" e caçados pelos
templários do Coro. Os apostatas que praticam a magia proibida do sangue são
chamados "maleficarum" (Plural de "maleficar" em Tevene
Antigo, a língua do Imperium), e temidos acima de todos pelo uso de magia
proscrita e perigosa, além de estarem mais sujeitos a possessão demoníaca. Como
forma de proteção, os templários tem postos em todos os Círculos dos Magi em
Thedas.
O Coro admite que os magos podem ser úteis contra inimigos
como os darkspawn, mas não confiam nos praticantes de magia.
O Fade
Os magos possuem uma conexão especial com o reino
sobrenatural conhecido como Fade. De acordo com o Coro, o Fade é a fonte do
poder essencial que o Criador utilizou para formar Thedas e todas as coisas
vivas. Quando os vivos morrem, suas almas passam pelo que se chama de Véu e
chegam a esse mundo. Aqueles que tiveram boas vidas e cultuaram o Criador então
viajam para o paraíso, onde se juntam a ele como uma recompensa eterna.
Contudo, aqueles que viveram vidas más ou não cultuaram o Criador retornam ao
Éter, onde se formaram quando entraram no turvo. Os magos afirmam que que o
destino das almas dos mortos é apenas um dógma sem provas do Coro, pois,
segundo os magos, nunca se viu uma alma entrar no Fade.
Espíritos e Demônios
O Fade não é um reino vazio, na
verdade, é cheio de espíritos de todos os tipos, assim como seres adormecidos
em Thedas. Por razões ainda desconhecidas, os magos atraem a atenção dos
espíritos nativos do Fade. Alguns sábios especulam que a habilidade dos magos
de utilizar magia faz com que eles tenham uma aparência diferente no Fade.
Ao contrário de outros seres vivos, quando um mago entra no
Fade - voluntariamente ou não - pode agir normalmente, e os espíritos talvez
sejam capazes de notar essa diferença. A despeito da forma como isso ocorre, os
espíritos malignos - como demônios - que desejam entrar no mundo dos vivos são
atraídos por magos, como se eles fossem faróis. Caso um demônio encontre um
mago no Fade, tentará possuí-lo, algumas vezes por meio da força, mas outras
vezes, bajulando e enganando a presa, oferecendo poder, ou quase qualquer
coisa para atingir seu objetivo.
Todos os magos são suscetíveis a possessão demoníaca, e
mesmo os mais fortes devem manter a guarda erguida. Foi por isso que o Coro
criou o Círculo dos Magi em primeiro lugar. Se os magos devem existir para que
seu poder possa ser usado contra as crias das trevas, que seja. Contudo, o Coro
insiste que eles sejam vigiados cuidadosamente, lidando com aqueles que podem
ser perigosos para Thedas antes que a possessão ocorra.
Extra: Tranquilos
O Ritual da Tranquilidade rompe permanentemente a conexão de um mago com o fade. Alguns aprendizes solicitam ser transformados em tranquilos pois temem seu próprio poder, enquanto outros são considerados indignos e submetidos ao ritual.
Como parte do processo, uma marca mágica de Lyrium é inscrita na testa do indivíduo, rompendo para sempre qualquer laço que ele tenha com a magia. Isso o torna imune a possessões demoníacas, com o efeito colateral de impedi-lo de sonhar e experimentar emoções. Fazendo jus ao seu nome, os tranquilos existem em um estado de paz e calma, intocados por sentimentos, tem vidas simples e a maioria não fala muito.
Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô
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