2015/01/19

Trívia - O que você não precisa, mas é interessante saber sobre o cenário #04: Manipuladores ou manipulados pela magia?

Nessa série de postagens, você encontra informações básicas sobre o background do mundo de DA para auxiliar nas aventuras por esse universo dark fantasy.

Apaguem as luzes, acedam as velas, sentem ao redor da mesa branca e se concentrem, porque Chico Xavier apoia esse tópico.
Uma das coisas que sempre me prendeu em qualquer tipo estória é a existência de um plano imaterial além do mundo em que a aventura se passa, algo que parece sem importância e as vezes quase passa batido, mas que você sabe que ali tem coisa, e das grandes!
No mundo de Dragon Age não é diferente, por mais que a maior parte do tempo você apenas "saiba" que essas coisas existem, e elas te persigam eventualmente no plano físico, é de extrema importância ter em mente que, a qualquer momento, você pode achar o anel mágico do seu tio e, ao colocá-lo, passar a enxergar as coisas como elas realmente são além do véu (Só não garanto que tenha volta... MAS ai é outra história mesmo).
Agora chega de sonhar e bora tentar entender as coisas.


Magos e a Magia

Os fereldens tendem a ser supersticiosos e desconfiados com a magia. Não é por acidente que a torre do Círculo dos Magi em Ferelden fica em uma ilha remota, longe das cidades mais prósperas.
O uso de magia fora de um restrito conjunto de regras é proibido. Os magos são obrigados a se juntar ao Círculo dos Magi e, aqueles que não o fazem, são tidos como "apóstatas" e caçados pelos templários do Coro. Os apostatas que praticam a magia proibida do sangue são chamados "maleficarum" (Plural de "maleficar" em Tevene Antigo, a língua do Imperium), e temidos acima de todos pelo uso de magia proscrita e perigosa, além de estarem mais sujeitos a possessão demoníaca. Como forma de proteção, os templários tem postos em todos os Círculos dos Magi em Thedas.
O Coro admite que os magos podem ser úteis contra inimigos como os darkspawn, mas não confiam nos praticantes de magia.


O Fade


Os magos possuem uma conexão especial com o reino sobrenatural conhecido como Fade. De acordo com o Coro, o Fade é a fonte do poder essencial que o Criador utilizou para formar Thedas e todas as coisas vivas. Quando os vivos morrem, suas almas passam pelo que se chama de Véu e chegam a esse mundo. Aqueles que tiveram boas vidas e cultuaram o Criador então viajam para o paraíso, onde se juntam a ele como uma recompensa eterna. Contudo, aqueles que viveram vidas más ou não cultuaram o Criador retornam ao Éter, onde se formaram quando entraram no turvo. Os magos afirmam que que o destino das almas dos mortos é apenas um dógma sem provas do Coro, pois, segundo os magos, nunca se viu uma alma entrar no Fade.


Espíritos e Demônios

O Fade não é um reino vazio, na verdade, é cheio de espíritos de todos os tipos, assim como seres adormecidos em Thedas. Por razões ainda desconhecidas, os magos atraem a atenção dos espíritos nativos do Fade. Alguns sábios especulam que a habilidade dos magos de utilizar magia faz com que eles tenham uma aparência diferente no Fade.
Ao contrário de outros seres vivos, quando um mago entra no Fade - voluntariamente ou não - pode agir normalmente, e os espíritos talvez sejam capazes de notar essa diferença. A despeito da forma como isso ocorre, os espíritos malignos - como demônios - que desejam entrar no mundo dos vivos são atraídos por magos, como se eles fossem faróis. Caso um demônio encontre um mago no Fade, tentará possuí-lo, algumas vezes por meio da força, mas outras vezes, bajulando e enganando a presa, oferecendo poder, ou quase qualquer coisa para atingir seu objetivo.

Todos os magos são suscetíveis a possessão demoníaca, e mesmo os mais fortes devem manter a guarda erguida. Foi por isso que o Coro criou o Círculo dos Magi em primeiro lugar. Se os magos devem existir para que seu poder possa ser usado contra as crias das trevas, que seja. Contudo, o Coro insiste que eles sejam vigiados cuidadosamente, lidando com aqueles que podem ser perigosos para Thedas antes que a possessão ocorra.


Extra: Tranquilos

O Ritual da Tranquilidade rompe permanentemente a conexão de um mago com o fade. Alguns aprendizes solicitam ser transformados em tranquilos pois temem seu próprio poder, enquanto outros são considerados indignos e submetidos ao ritual.
Como parte do processo, uma marca mágica de Lyrium é inscrita na testa do indivíduo, rompendo para sempre qualquer laço que ele tenha com a magia. Isso o torna imune a possessões demoníacas, com o efeito colateral de impedi-lo de sonhar e experimentar emoções. Fazendo jus ao seu nome, os tranquilos existem em um estado de paz e calma, intocados por sentimentos, tem vidas simples e a maioria não fala muito.





Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô

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