Nessa série, a proposta é mais voltada para o gameplay
conforme sugerido pelo sistema do jogo. São detalhes mais técnicos, mas ainda
assim importantes, e vocês vão entender o porque lendo.
Vamos começar pelo começo: Os personagens - que, até as
manhas do jogo se desenvolverem, é melhor usar uma das estruturas que citei na
segunda postagem da trívia (Clique aqui pra ver o tópico) para montá-los.
"Humano, anão e elfo. São só essas as raças? Cadê os hobbits?"
Antes de mais nada... Sim, são raças, mas para a mecânica do jogo,
entenda-as como "históricos" (Você vai ver o porque mais pra
frente).
Há mais de um histórico para cada raça, e há mais raças
alem dessas (Apesar de não haverem hobbits por aqui, então não tem pra quem empurrar a bomba do anel que vocês tem que destruir no coração da toca do vilão mor :P ), mas pra começar, essas
três opções já geram seis possibilidades de personagem (Ou sete, se o mestre
for bonzinho), então ta de bom tamanho pra não dar nó na cabeça de quem ainda
tem que entender o jogo. Acredite, tem nego por ai que já leu livros de RPG até
de ponta-cabeça enquanto andava na corda bamba batendo palmas ao ritmo de "Ace of Spades", jogou com todas as opções
possíveis e imagináveis e não entendeu o jogo, por isso sempre martelo a
importância de se ir com calma. Um passo de cada vez pra não tropeçar nos
próprios pés.
O que são os Históricos?
"O seu personagem não surgiu do nada. Exatamente como
na vida real, a cultura na qual ele foi criado e seu passado moldaram sua
personalidade e atributos. Em Dragon Age, você escolhe um histórico que
representa essas facetas do seu personagem e determina sua raça."
Ou seja, o histórico é o seu passado, como você nasceu, o que
aprendeu, suas heranças genéticas e habilidades que desenvolveu no ambiente em
que viveu.
Pra quem prefere montar o personagem antes da história, o histórico
ajuda dando um rumo pra seguir, e pra quem nem a história do personagem se dá
ao trabalho de preparar, ele ajuda também (O mestre pelo menos. Porque assim, o
babaca que está na ponta da mesa tentando fazer uma coisa legal, pelo menos tem
uma base do que é o personagem do cara que não faz a lição de casa, e fica mais
fácil entrosar ele com o grupo). Mas isso é só metade do caminho para compor o
personagem.
Explicando as Classes
"Se os históricos representam de onde você veio, a
classe é aquilo que você se tornou. Classes são tanto arquétipos quanto
estruturas para o avanço do seu personagem. Você pode escolher entre 'warrior',
'rogue' e 'mago'. Se você procura um personagem para enfrentar adversários de
frente, jogue com um warrior; se preferir um furtivo e astuto, é melhor ir de
rogue; mas se quiser lançar feitiços e fazer mágica, o mago é a sua escolha."
Em suma, a definição das classes nada mais é do que um
complemento do histórico, que aponta suas aptidões e preferências. A mecânica
de DA indica o uso delas para definir papeis e auxiliar na diferenciação entre
os personagens, dando a eles funções únicas. Mesmo que você discorde, isso
ajuda todo mundo a fazer parte da aventura de alguma forma, e a graça de jogar
com um time é essa. Se eu não consigo resolver o problema, passo a bola pro meu
amigo que ele deve dar conta, simples assim.
TOGETHER WE FIGHT, ALONE WE DIE!
Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô
Dragon Age e todas as suas mídias são marcas registradas da BioWare, distribuidas pela EA, e aqui utilizadas apenas para fins didáticos