2015/01/20

Vamos Matar Dragões #02: As classes do jogo - Parte 1

Nessa série, a proposta é mais voltada para o gameplay conforme sugerido pelo sistema do jogo. São detalhes mais técnicos, mas ainda assim importantes, e vocês vão entender o porque lendo.


Como eu disse na última postagem, as classes são complementos dos históricos, tem sua importância e o sistema do jogo indica o uso delas por alguns fatores, Você não precisa usar classes se não quiser, é uma escolha sua e do grupo (Apesar de que jogar sem já se torna "um jogo baseado em DA", e não o próprio), assim como é sempre uma questão de escolha fazer ou deixar de fazer QUALQUER coisa em QUALQUER jogo de mesa desse tipo. Diferente dos videogames e mesmo dos tabuleiros, as regras que nos prendem somos nós que definimos, e eu pelo menos sempre prezo pela regra de ouro: Quem faz as regras é o narrador, e ele tem liberdade de alterá-las se isso tornar a coisa mais divertida.

Porem... estamos falando de Dragon Age aqui, aquele PUTA JOGAÇO que a BioWare lançou com a EA em 2009 e logo os malucos da Green Ronin adaptaram pra podermos jogar em nossas mesas com o pessoal, então vamos nos ater as regras - porque elas não são tão ruins -, e acreditando que, após muito pensar no seu personagem, agora você tenha uma idéia de quem ele vai ser em jogo, vamos falar sobre as classes disponíveis.

"Mas a classe que eu queria usar não tem nesse jogo?"

Calma, calma... porque tem!
... ou você pode trabalhar seu personagem para se parecer com ela e fazer a mesma coisa - se não mais - do que em outros sistemas com 9376 opções diferentes de personagens.
Como sempre, eu estou falando o básico bem por cima pra auxiliar o entendimento, o que quer dizer que tem mais coisa além disso, então fica esperto!

Começando pelo "mais simples", vou apresentar um pouco do warrior, ou "gerreiro" se minha mania de manter termos em inglês estiver incomodando...


Quebrando tudo e mais um pouco é sempre o modo mais divertido: Warrior

"Quando começa o caos da batalha, vocês devem manter a cabeça fria. Se entrarem em pânico, vão morrer com uma lança nas costas. E não corram na frente sozinhos como um selvagem. O inimigo vai cercá-los. Não; é a disciplina e o trabalho em equipe que vence as batalhas. Vocês devem lutar juntos. ou vão morrer sozinhos."
- Torr da Casa Strakan 
O warrior é a classe dos lutadores e é usada para representar qualquer tipo de personagem marcial - Do general que desenvolve táticas para comandar exércitos ao ferreiro que se tornou aventureiro e viaja o mundo enfrentando desafios. Um warrior pode lutar por honra, vingança, justiça, dinheiro... enfim, o que ele quiser e achar importante. Alguns desses bravos e nem sempre brutamontes receberam treinamento formal, enquanto outros lutam por instinto. Mas todos sabem se virar em uma luta.

Eles em geral se encontram nas linhas de frente e nas áreas mais perigosas de um combate. Conseguem usar armaduras mais pesadas e manejar com eficiência mais tipos de armas que os demais, além de causar e suportar mais dano.

Warriors são uma classe versátil e até simples se você não quiser incrementar. Na hora que não estiver muito à fim de pensar, é só torcer pra rolar um sucesso e acertar alguma coisa, mas isso não te impede de bancar o Sun Tzu e deixar todos de queixo caído.
Dentro dessa classe você tem inúmeras opções dependendo de como montou o personagem, quase sempre relacionadas aos equipamentos que ele usa, o que o diferencia dos demais. Mas se você quer uma lista das "personalizações", anota ai algumas delas:
  • Guerreiro de arma única (Luta com uma ou ambas as mãos na empunhadura dependendo do ataque);
  • Usuário de armas duplas (Uma arma em cada mão);
  • Defensor (Escudo numa mão, arma na outra);
  • Guerreiro de armas grandes (Normalmente espadas e machados do tamanho do usuário);
  • Lanceiro (Precisa explicar?);
  • Arqueiro (Pode dar porrada com o arco também, mas a intenção é disparar projéteis mesmo);
  • Pugilista, ou "Artista Marcial" (Na mão nua, ou com algum tipo de "luva" especial. Dá pra fazer estrago);
  • Cavaleiro (Que luta em cima de um cavalo ou outra montaria. Não confunda com o título de cavaleiro da nobreza);
  • Bárbaro (Até seu companheiro pode virar arma se bobear);
  • Comandante/Estrategista (Você ganha a batalha no grito. Sua força está na tropa que te segue).


Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô

Dragon Age e todas as suas mídias são marcas registradas da BioWare, distribuidas pela EA, e aqui utilizadas apenas para fins didáticos