2015/01/20

Vamos Matar Dragões #03: As classes do jogo - Parte 2

Nessa série, a proposta é mais voltada para o gameplay conforme sugerido pelo sistema do jogo. São detalhes mais técnicos, mas ainda assim importantes, e vocês vão entender o porque lendo.


Aumentando um pouco mais a dificuldade sem prejudicar a diversão, agora é a vez de falar sobre o Rogue, ou "ladino" segundo a versão brasileira do jogo. Detalhe que, apesar de oficialmente a própria produtora chamar essa classe de "ladino", mesmo nos jogos eletrônicos da série, a definição de ladino se encaixa nesses personagens só até certo ponto, motivo pelo qual eu preferi manter o termo "rogue", que pode ser traduzido como "trapaceiro", o que dá uma idéia melhor sobre o que se trata essa classa e suas possibilidades

Curiosidade: Em outros jogos acontece a mesmíssima coisa, porem, em alguns deles, o rogue é mesmo o ladino da aventura... mas isso já é outro assunto, e não, meu inglês não é dos melhores, mas definitivamente a palavra rogue não se traduz como "ladino". >.<


Stay in the shadows, avoid the light: Rogue

"Se algo pode dar errado, dará errado. É por isso que você precisa ter uma rota de fuga, esteja roubando uma casa ou lutando em uma batalha. E não tenha medo de fugir quando estiver numa situação ruim. Seu objetivo é controlar a situação, não o contrário. Se você duelar contra um cavaleiro, estará lutando nos termos dele. Deixe que ele fique bufando em sua armadura pesada enquanto você enche-o de flechas. É assim que se fica vivo."
- Galen, o Ligeiro

O rogue representa o clássico "trapaceiro" e pode ser usado para personificar um batedor, um especialista, espião, ou mesmo um vigarista. Ele confia em sua esperteza e rapidez. Quer esteja trocando insultos ou cravando uma adaga nas costelas de um inimigo, um rogue deve ser ardiloso para ganhar o dia.


Os olhos e ouvidos do grupo ao qual pertence. Excelente em combate a distância, mas também desfere golpes devastadores em corpo-a-corpo com suas habilidades, contudo, o rogue não é o lutador de linha de frente. Eles são rápidos para se esquivar e defender, mas as armaduras mais leves não são tão boas pra absorver dano quando esse é inevitável, então é melhor deixar que outro fique frente a frente com o inimigo enquanto se usa de furtividade para pegá-lo desprevenido.

Rogues são o nível intermediário de dificuldade em matéria de "estratégias de jogo". É muito fácil um deles acertar o alvo, mas qualquer sopro de um adversário mais parrudo pode deixá-los com problemas quando são vistos, então o negócio aqui é realmente evitar duelos quando não der pra ganhá-los com o primeiro movimento. Mas pra compensar, o que o rogue não tem em resistência, ele tem em manha - E não estou falando de bater o pé gritar "eu quero, eu quero, eu quero!" esperneando feito um polvo epiléptico. Manha é o "jeitinho". Aquela coisa que seu gato faz quando te olha com aquela carinha inocente, ou sua namorada quando vem se chegando de mansinho... Isso é manha, e o rogue sabe usá-la de forma tão eficaz quanto suas adagas, o que garante à classe uma boa gama de atividades, então papel e lápis na mão pra tomar nota:
  • Ladrão (Cuidado com as carteiras);
  • Espião ("Seria uma pena se alguém tomasse conhecimento de que a mensagem secreta do rei passou pelas olhos dos rebeldes antes do seu bolso ficar tão pesado");
  • Caçador/Batedor (Rastrear, perseguir, se esconder, encontrar armadilhas e manter o grupo alerta... Brincadeira de criança);
  • Assassino (Flechas envenenadas, lâminas ocultas, armadilhas e emboscadas. Quer mais o que?!);
  • "Sniper" (Um disparo, um morto, e ninguém viu, ouviu, nem achou nada);
  • Ranger (Você já rodou o mundo, fez amizade com a fauna e conhece o lugar de cada folha);
  • Bardo (Contar histórias é o que você faz de melhor, porque seduzir quem as ouve é consequência);
  • Duelista (Uma arma em cada mão e um ritmo diferente nos pés. Você ainda tem problemas se te acertarem, mas seu adversário tem ainda mais problemas pra te acertar);
  • Político (Por que lutar quando você pode ter seus inimigos trabalhando pra você? E tudo uma questão de convencê-los);
  • Corsário (Bom ladrão, mercenário eficiente, navegador sem igual, trapaceiro de primeira e sedutor sem escrúpulos).


Textos e imagens retirados de "Dragon Age RPG", publicado pela Green Ronin, traduzido para o português pela Jambô

Dragon Age e todas as suas mídias são marcas registradas da BioWare, distribuidas pela EA, e aqui utilizadas apenas para fins didáticos